Qual a importância dos cuidados odontológicos em pequenos animais?

A odontologia veterinária tem como principal objetivo manter e preservar a saúde bucal dos animais.

Uma grande parte dos cães e gatos com mais de 2 anos apresenta problemas de saúde bucal devido ao acúmulo de placa bacteriana e consequente formação de cálculo dentário.

Os animais de companhia, atualmente, se tornaram membros da família e os seus proprietários desejam uma maior longevidade para eles. Assim, a saúde oral contribui de forma incisiva para o aumento da expectativa de vida dos mesmos, afinal o ditado de que “a saúde começa pela boca” não se aplica apenas aos humanos, pois afecções orais também comprometem à saúde animal de uma forma geral.

Os tratamentos dentários de cães e gatos, devido às particularidades das espécies, devem ser realizados por médicos veterinários com experiência na área. Dentre as principais doenças que acometem a boca dos animais estão à doença periodontal, caracterizada pelo acúmulo de tártaro, fraturas dentais, tumores e neoplasias e, especificamente nos felinos, é bastante comum à lesão reabsortiva odontoclástica felina, anteriormente conhecida como cárie dos gatos.

A doença periodontal é responsável pela inflamação da gengiva (gengivite) e destruição de tecidos de sustentação do dente (periodontite), e é causada pela placa bacteriana, esta é o resultado da organização de bactérias presentes na cavidade oral, devido à falta de higienização. O acúmulo de placa bacteriana na superfície do dente, e principalmente na região próxima a gengiva, induz a resposta inflamatória no organismo (gengivite), e a sua progressão (periodontite) decorre do agravamento da infecção e do processo inflamatório.

A progressiva conscientização dos proprietários quanto à importância dos cuidados odontológicos de seus pets tem gerado um crescente mercado de trabalho. Encontramos hoje clínicas que trabalham exclusivamente com este ramo da Medicina Veterinária.

Existe no mercado, portanto, uma grande demanda por profissionais com experiência na  área de odontologia animal, uma vez que ainda é pequeno o número de Médicos Veterinários com especialização nesta área.

 O profissional precisa saber diagnosticar e corrigir as principais afecções orais, conhecer a anatomia dentária, técnicas de diagnóstico e tratamentos odontológicos, além dos cuidados preventivos.

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados