Na criação de aves, assim como qualquer outro animal, cuidados devem ser tomados evitando o sofrimento do animal.
A pessoa interessada em ter uma ave deve escolher e equipar o alojamento e que a ave ficará sejam eles, gaiolas ou viveiros. As gaiolas são pequenas, de madeira ou de arame, podendo ser transportadas. Já os viveiros são fixos e grandes, pode ser feitos de tela ou grade.
A escolha entre os dois tipos de alojamentos dependerá do espaço disponível e o tipo de ave que se pretende criar.
Cuidados devem ser observados em ralação a localidade da gaiola, evitando sol, chuva, ventos e se pretende reproduzir os animais, as gaiolas devem ficar fixas.
Tanto as gaiolas como os viveiros devem ser limpos com frequência, os bebedouros e comedouros devem ser disposto de forma a facilitar a alimentação e limpeza. A alimentação dos animais deve ser diversificada, frutas, alimentos vivos e sementes podem ser oferecidos. A semente de girassol não é recomendada por ser rico em gordura.
Para ser ter uma ave silvestre em casa é preciso de autorização do Ibama. Pássaros sem registros apanhados direto da natureza, configuram em crime ambiental, previsto na lei 9605/98 com multa de R$ 500,00 por ave, podendo chegar a R$ 5 mil se constar da lista de animais extintos.