Com a chegada das férias de julho a dúvida sobre o que fazer com o pet retorna. Qual seria a melhor opção para o animal e a família, leva-lo na viagem, deixa-lo em casa ou em um hotel para cachorros?
Algumas considerações devem ser observadas na busca do melhor para o animal de estimação e para a família.
Se a viagem for por poucos dias e se tiver alguém de confiança do animal, que possa lhe oferecer os cuidados necessários, à possibilidade de deixá-lo em casa é válida. Cães arredios a mudanças de ambiente e que não costumam sair de casa podem ficar melhor assim. Também é boa pedida para gatos, que são naturalmente resistentes a qualquer alteração na rotina e não gostam de ser transportados.
Já se o animal de estimação é mais sociável, aceita mudanças de ambiente, mas não pode ser levado na viagem, um hotel de confiança é recomendado, leve os objetos, como cama, vasilhas e brinquedos, além do alimento ao qual está acostumado, para que não estranhe tanto a mudança.
Se a opção for levar o animal na viagem é necessário pensar na logística garantindo o transporte adequado e seguro, caixas de transportes disponíveis para compra em lojas de animais. Para viagens a vacinação também deve estar em dia, assim como a vermifugação.
Outro ponto importante é não alterar a dieta do animal, pois quanto mais forem mantidos os hábitos melhor será para ele. Assim, se você optar por qualquer uma das opções, quanto mais depressa o animal se adaptar à mudança, menores serão as chances de apresentar alterações fisiológicas.