Na produção suína o manejo correto de leitões evita diversas perdas, tendo em vista que, diversasdoençascontraídas pelo animal quando ainda filhotes podem permanecer incubadas e sem apresentar sintomas visíveis durante um tempo ou por toda a vida, porém o animal infectado pode disseminar a doença por todo o plantel e ter os órgãos prejudicados com o agravamento da mesma.
A circovirose é uma das doenças mais comuns que acomete os porcos, é causada pelo agente circovírus suíno tipo dois (PCV 2), a transmissão é através da via nasal e a doença é altamente contagiosa.A circovirose afeta o sistema imunológico, facilitando a entrada de agentes causadores de outras doenças.
Os principais sinais clínicos são a perda de apetite e peso, linfadenopatia, diarreia crônica e dificuldade de respirar. Não existe um tratamento específico para a doença, o que é combatido são as infecções secundárias causadas, porém o vírus continua ativo no organismo do animal.
Para evitar a contaminação do plantel os animais devem ser vacinados e o manejo sanitário deve ser feito de maneira adequada. Os animais devem ser separados por idade, o programa nutricional deve atender as necessidades de cada fase, as situações de estresse devem ser evitadas e os animais contaminados que podem disseminar a doença devem ser separados do restante do plantel.
Além do manejo adequado do plantel, os animais devem ser vacinadosevitando maiores riscos de contaminação por doenças.
Garanta sua Capacitação na Suinocultura!