A oftalmologia em pequenos animais, apesar de ainda pouco conhecida, tem ganhado cada vez mais espaço entre os profissionais da área. Soma-se a isso o fato de que tutores estão cada vez mais conscientes na importância de prevenir e tratar alterações oculares em seus animais de estimação. ou seja, o chamado mercado pet está aquecido e apostar em diferenciais, como a oftalmologia pode ser uma boa opção.
Se você se interessa pela área mas ainda não sabe se vale a pena se capacitar para realizar os atendimentos e investir em infraestrutura, continue a leitura! Aqui vamos dar um panorama das demandas, mercado na área e dar bons motivos para se tornar um especialista em oftalmologia em Pequenos Animais!
Demandas da oftalmologia em pequenos animais
Sabemos que mesmo que sejam oferecidos todos os cuidados necessários com a visão do animal, problemas oculares ainda podem acontecer. Seja po predisposição genética, envelhecimento e até eventos externos, como acidentes.
Algumas raças são mais suscetíveis ao desenvolvimento deste tipo de problema. Por exemplo, os cães de focinho achatado, que são bastante populares aqui no Brasil, devem ter atenção especial. Entre eles podemos citar:
- Pug;
- Shi Tzu;
- Pequinês;
- Lhasa apso;
- Bulldog inglês;
- Boston Terrier;
- Bulldog Francês.
No entanto, é importante lembrar que, devido aos avanços da medicina veterinária há também um aumento na expectativa de vida dos animais. Nesse sentido, a busca por uma melhor qualidade de vida para esses animais idosos, os tutores estão investindo mais em consultas especializadas, como a oftalmologia em pequenos animais.
De modo geral, pacientes com oftalmopatias necessitam de um intervenção rápida e correta. Principalmente, para diminuir a dor, impedir a automutilação, controlar a pressão intraocular, combater as infecções e preservar sua visão.
Principais doenças oculares em cães e gatos
A principal causa da procura por um profissional especializada em oftalmologia em pequenos animais são os casos a seguir:
Olho seco: A ceratoconjuntivite seca, popularmente conhecida como “olho seco” acontece quando a lágrima que está sendo produzida de forma inadequada ou insuficiente.
Glaucoma: É o aumento da pressão intraocular, deixando o olho com um tamanho aumentado.
Úlcera de Córnea: Ela se desencadeia em função de alguma lesão que pode ser provocada por diversas causas.
Catarata: Sua principal característica é deixar o olho com o aspecto esbranquiçado. Muitos animais têm essa doença como consequência do diabetes.
Doenças das pálpebras e cílios: Provocam muita dor e irritação nos olhos dos animais acometidos.
Conjuntivite: Causa vermelhidão e inchaço em volta dos olhos e ocorre principalmente nos gatos.
De maneira geral, alguns sinais denunciam que o pet precisa de uma consulta com oftalmologista em pequenos animais. Veja quais são no próximo tópico.
Quando o profissional é procurado?
Mesmo que cada doenças apresente sinais próprios, normalmente os tutores procuram o profissional em momentos específicos. Normalmente, os principais sinais de oftalmopatias que levam os animais aos consultórios são:
- Secreção ocular;
- Olhos vermelhos;
- Intenso lacrimejamento;
- Aumento da sensibilidade à luz;
- Pupilas de tamanhos diferentes;
- Dificuldades para desviar dos objetos;
- Ausência de reflexos os estímulos nos olhos;
- Manchas ou alteração na coloração dos olhos.
Mais do que incentivar a busca por especialistas na área é importante conscientizar o tutor da importância do acompanhamento constante em caso de doenças oculares.
Algumas alterações na visão são de origem hereditária ou associadas a idade avançada. Mas, na maioria dos casos elas surgem gradativamente, por isso é importantíssimo que os tutores fiquem atentos aos primeiros sinais comportamentais que os cães e gatos manifestam.
Por que investir na oftalmologia em pequenos animais
Agora que você já conheceu um pouco da atuação e da demanda de serviços de oftalmologia em pequenos animais, veja algumas razões pelas quais vale a pena investir nessa área.
De modo resumido, podemos citar:
- Aumento do seu retorno financeiro;
- O mercado está em busca deste profissional;
- Há poucos profissionais que são realmente especializados na área;
- Uma dos segmentos de medicina veterinária que mais cresce no Brasil;
- É um diferencial que vai aumentar a qualidade e melhorar a rotina do seu atendimento.
Mercado na área
O Brasil tem a 4ª maior população de animais de estimação do mundo. O que faz com o que o mercado pet movimente bilhões de reais todos os anos. Nesse sentido, essa mudança fez o mercado veterinário seguir na contramão da crise econômica dos últimos anos e a tendência é que ele continue em alta.
E ainda tem mais, com o maior acesso à informação, os tutores estão cada vez mais exigentes na busca de serviços, atendimento e produtos relacionados aos seus pets. Já que, eles querem que os seus animais recebam o mesmo atendimento que buscam para si mesmo e estão dispostos a pagar por isso.
Pelo fato do campo de atuação dos médicos veterinários ser bastante amplo, a busca por uma qualificação diferenciada se tornou uma tendência. Essa qualificação é vista no mercado com um diferencial. Por isso, não podemos deixar de reforçar que a oftalmologia em pequenos animais é uma das especialidades que mais cresce no Brasil e a demanda por bons profissionais é muito boa.
Essa área é excelente para quem procura destaque no mercado profissional. Além disso, o profissional que nela atua ainda aumenta a sua lucratividade. Afinal, uma consulta oftalmológica tem um valor muito maior do que um atendimento tradicional.
Se você quer se tornar um profissional apto para atender pacientes com doenças oculares, conheça o Curso de Oftalmologia em Pequenos Animais do CPT Cursos Presenciais!
Fonte: CachorroGato e Cachorro Gato