A administração de gado de corte é o primeiro passo para que a atividade seja lucrativa. Isto é, muitos produtores perdem sua lucratividade por não saberem administrar os recursos, insumos e os animais. Realizar o controle produtivo da fazenda exige tomar decisões rápidas e precisas, levando em consideração aspectos de dentro e fora da porteira.
A gestão de uma empresa rural exige que as decisões sejam tomadas de forma rápida sem deixar de considerar aspectos internos e externos da atividade. Portanto, conhecer esses fatores é fundamental para que os recursos produtivos (insumos, mão de obra, equipamentos) sejam empregados de forma eficiente e rentável.
Por essas razões, produtores, gerentes e consultores técnicos precisam se atentar para conceitos como produtividade, custo de produção e eficiência para que a fazenda consiga mais do que sobreviver, se destacar no mercado.
Quer ter uma gestão campeã na sua fazenda?
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre como deve ser o administração financeira da fazenda e ainda dar algumas dicas para que seu negócio seja mais lucrativo. Ficou interessado? Então, leia até o final!
Como fazer a administração de gado de corte?
Já falamos que para ter que a fazenda seja rentável é preciso que ela seja encarada como uma empresa e por isso, o controle econômico deve ser rígido. Dessa forma, operações de planejamento, organização, direção e controle (PODC) devem fazer parte das rotinas administrativas. Para realizar tais ações o ideal é ter um gestor especializado no segmento.
De uma maneira geral, são aspectos que devem ser considerados na administração de gado de corte:
- custo total anual de produção da fazenda (custo da pastagem, desembolsos, depreciação, pró-labore do produtor, gastos com pessoal e juros);
- custo da arroba do boi gordo e do bezerro desmamado, atualizado;
- participação percentual dos diferentes componentes do custo;
- margem bruta, levando em conta os desembolsos;
- margem operacional, ou seja, a receita total descontando os reembolsos, depreciação e pró-labore;
- lucro, que é a receita total menos os custos totais.
Quer transformar sua fazenda em uma empresa lucrativa? Siga esses passos!
Você já está fazendo uma administração de gado de corte rigorosa e ainda assim os lucros da fazenda ainda estão aquém das suas expectativas? Então, você precisa mudar de atitude agora e seguir alguns passos que farão toda a diferença. Quer saber quais são? Então continue a leitura.
#1 Agregue valor ao produto
Agregar valor a um produto consiste em não apenas vendê-lo, mas também oferecer diferenciação, inovação, valores exclusivos, qualidade e uma experiência diferenciada e positiva para os clientes. Com isso ele passa a ser um fã da marca.
Na pecuária de corte também é possível agregar valor. Isso pode ser feito com ações que demonstrem uma maior preocupação ambiental, seleção de cortes de carnes especiais (embalados e prontos para o consumo), no tipo de relação estabelecida com o consumidor, dentre outros.
#2 Mantenha a equipe engajada
Nas empresas rurais há uma grande demanda por mão de obra. São veterinários, agrônomos, zootecnistas, gestores, auxiliares, assistentes e assim por diante.
Uma boa administração de gado de corte na fazenda que tem como o objetivo o aumento da eficiência e a lucratividade, deve incentivar a equipe para que todos se sintam engajados com o objetivo do negócio. O colaborador precisa entender que ele faz parte de um time, afinal, todos são essenciais para o resultado final.
#3 Estabeleça uma criação competitiva
O bom resultado na pecuária de corte depende principalmente do bom gerenciamento e visão crítica do gestor frente aos fatores que influenciam o resultado econômico da atividade.
Para isso é preciso estabelecer uma criação de animais que seja competitiva, ou seja, de acordo com as exigências do mercado mas, ao mesmo tempo, rentável. Algumas das medidas recomendadas são:
- garantir a alimentação de qualidade em todas as fases do crescimento;
- aderir ao uso de tecnologias que automatizem e otimizem etapas do ciclo produtivo;
- zelar por bons índices de natalidade;
- diminuir o índice de mortalidade de bezerros;
- trabalhar para ter o abate precoce;
- diversificar a produção;
- busque parcerias lucrativas;
- realizar o controle financeiro corretamente.
Seguindo todos esses passos, você será capaz de fazer uma administração de gado de corte mais rentável e eficiente.
Para saber mais sobre a criação de gado de corte, confira a nossa lista de conteúdos exclusivos:
Gado de corte: Dicas que ninguém te contou!
Criação de bezerros: O que é preciso saber para começar
Como fazer o manejo de pastagens para gado de corte?
Dicas sobre a estrutura de confinamento para gado de corte
Você sabe como é a alimentação para gado de corte?
Fonte: Embrapa e Canal Rural