Farmacologia Veterinária: Uma área do conhecimento científico que está em constante evolução

 

A Farmacologia Veterinária é uma área do conhecimento científico que está em constante evolução, tendo experimentado grandes avanços na busca de medicamentos cada vez mais eficientes e seguros.

De acordo com o professor do CPT Cursos Presenciais Rodrigo Valadares, pesquisas no campo da farmacologia avançam em grande velocidade e intensidade. Novos fármacos e estratégias terapêuticas são continuamente propostos para a abordagem de diversas desordens que acometem cães e gatos. As modificações nos protocolos de tratamento são fundamentadas nestas novas descobertas, tendo como principal objetivo a maior eficácia em combater as enfermidades e a segurança para o animal.

Uma avaliação dos mecanismos de ação da classe de fármacos à qual pertence um novo agente terapêutico é um bom começo para entender e utilizar um recente composto de maneira inteligente. A farmacologia é uma disciplina científica viva, com princípios próprios, cuja importância vai além de fornecer a base para o uso de fármacos em terapêutica.

Ainda de acordo com o professor a farmacologia é o pilar central na abordagem terapêutica das enfermidades que acometem os animais domésticos, especialmente cães e gatos. Não deve ser encarada como uma disciplina ou especialidade e sim como uma ciência completa e complexa, que se atualiza diariamente, seja no campo molecular quanto celular. Por isso, todo profissional na clínica, cirurgia e anestesiologia de cães e gatos deve estar a par destas informações e atualizações para que seus tratamentos e técnicas possam oferecer melhores resultados a seus pacientes.

Devido a seu caráter altamente evolutivo, é imperiosa a necessidade de constante atualização por parte do profissional. Em alguns casos, o clínico veterinário de pequenos animais só se depara com a importância da farmacologia como ciência aplicada quando está diante de pacientes que desafiam a rotina. Na contra mão da evolução da farmacologia, o uso indiscriminado e displicente de fármacos, principalmente os antimicrobianos, tem levado ao aparecimento de resistência microbiana, onde os avanços em pesquisas já não mais conseguem superar tal fenômeno.

Para Rodrigo Valadares o profissional atualizado e que tenha o conhecimento básico dentro da farmacologia com certeza fará melhor uso dos protocolos de tratamento para as mais variadas afecções clínicas e cirúrgicas.

Como ciência, a Farmacologia avança em velocidade quase impossível de ser acompanhada. Entretanto, seus princípios básicos precisam ser bem conhecidos e aplicados no dia a dia, além de possibilitarem ao clínico a assimilação dos recentes avanços.

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados