Interpretação ultrassonográfica em pequenos animais

Caracterizado por ser uma ferramenta essencial na medicina veterinária diagnóstica, o exame ultrassonográfico consiste em avaliar a morfologia de diversos órgãos abdominais, presença de efusões cavitárias, lesões expansivas, entre outras atribuições, é um dos maiores aliados na pesquisa de um diagnóstico definitivo nas várias doenças que acometem os cães e gatos. Através do exame é possível obter imagensque fornecem importantes informações, com rapidez, quando a técnica é comparada ao exame radiográfico.

A imagem ultrassonográfica permite uma análise mais minuciosa da arquitetura dos órgãos, distribuição vascular e detecção de mudanças tênues na trama dos parênquimas. Os avanços tecnológicos permitem o acesso a aparelhos com definição de imagem cada vez melhores, refinando sobremaneira o diagnóstico. 

O conhecimento adquirido através da ultrassonografia possibilita o desenvolvimento de teses aplicáveis na rotina clínica e cirúrgica,apresentando um potencial para aperfeiçoar o diagnóstico ultrassonográfico através de técnicas de contraste ultrassonográfico e imagem harmônica em pequenos animais.

O exame é indicadona obtenção de informações de órgãos como fígado, baço, rins, bexiga, pâncreas,dentre outros. Aindicação mais frequente é na gestação de animais que pode ser detectada a partir de 20 dias após a cobertura.

Antes da realização do exame é necessário jejum de 12 horas para diminuir a quantidade de alimento e gás em trato gastrointestinal, ingerir bastante líquido (exceto leite) e não urinar por pelo menos 2 horas antes do exame.

Assim, com o crescente demanda de exames que buscam facilitar e aperfeiçoar os resultados cabe ao profissional à busca por conhecimento na área de diagnóstico por imagem.

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados