O espaço da mulher é cada vez mais reconhecido e valorizado em diversas áreas profissionais. O talento e capacidade demonstrados em diferentes postos ocupados, sejam em empresas públicas ou privadas, no meio urbano ou rural, obviamente pelos seus méritos e direitos exercidos é destaque em qualquer cenário mundial.
O direito conquistado a partir da Segunda Guerra Mundial, quando foram contratadas a fim de substituir o trabalho masculino nas fábricas, foi crescendo com o decorrer dos anos e muitas lutas. Chegaram ao ensino superior, inicialmente ocupando maiores áreas das ciências humanas e sociais. Hoje, apesar dessa área ser predominante, vê-se um grande aumento de interesse por outras áreas, principalmente a área das ciências agrárias com os cursos zootecnia, agronomia, medicina veterinária, engenharia florestal , dentre outras.
Na zootecnia, nas mais diferentes áreas e campos de atuação que abrangem esta profissão, esse aumento tem sido amplamente observado. É corriqueiro a entrada dessas profissionais em Instituições de ensino, pesquisa, extensão, em consultorias e laboratórios. Além da prestação de serviços de assistência técnica em fazendas de produção das diferentes espécies de interesse zootécnico, fábricas de ração, órgãos fiscalizadores do meio ambiente, dentre outros.